A Certifee Contato

Certifee News

23/10/2019 | Tecnologia de Alimentos

Tecnologia no Processamento de Rações

Qual o conceito de ração? Como manter a qualidade e segurança do produto?
Por
Viviane Cristina Dallagnol
Analista de Qualidade Agropecuária na Seara Alimentos
Tecnologia no Processamento de Rações

O objetivo da fábrica de rações é entregar ração dentro das especificações nutricionais, físicas, microbiológicas e químicas, zelando pela segurança do alimento, garantindo um melhor custo, e observando a segurança das pessoas (trabalhadores) e do ambiente. A fábrica deve estar adaptada às etapas de formulação para cumprir tais especificações.

Mas, qual o conceito de ração? Ração é uma reunião de ingredientes de qualidade (milho, soja, minerais), devidamente beneficiados (de acordo com as formulações), ajustado à granulometria, corretamente ensilados (transferência sem contaminação cruzada), dosados de acordo com a fórmula e misturados de tal forma que, em cada 10 g, se encontrem todos os nutrientes em quantidade e qualidade. Peletizada, de forma a agregar valor e atingir as especificações de umidade e temperatura, ao melhor custo possível e para satisfazer as necessidades nutricionais dos animais, em função do propósito produtivo (carne ou ovos, por exemplo).

 

Para manter a qualidade e segurança das rações algumas ações são esperadas, como:

  • Prevenir a contaminação: Se trata de prevenir qualquer evento que possa trazer algo estranho à formulação e, consequentemente, ao produto.
  • Equipamentos: Estes devem ser adequados (layout) para a realização de limpeza e desinfecção, com atenção especial aos acessos para a realização de manutenção.
  • A importância da aprovação de fornecedores deve ser considerada: comprar matérias-primas livres ou dentro dos limites de impurezas orgânicas e inorgânicas, e livres de substancias tóxicas ou dentro dos limites que não afetem a saúde dos animais e/ou dos consumidores.
  • É importante a fábrica ter um laboratório de processo: Desde a recepção das matérias-primas até a entrega da ração no campo, a amostragem deve representar da melhor forma possível os resultados analíticos, para que possa oferecer conclusões válidas de qualidade e, para tanto, é preciso que a amostra seja coletada de acordo com critérios definidos.

 

As tecnologias no processamento e fabricação de rações buscam aumentar a eficiência produtiva, reduzir perdas de nutrientes e preservar a formulação de produtos com maior valor agregado. Assim, num fluxo que se inicia antes da entrada das matérias-primas na fábrica, é imprescindível manter as Boas Práticas de Fabricação e o bom andamento do processo produtivo.

Leia Mais