A Certifee Contato

Certifee News

16/12/2019 | Serviços de Alimentação, Gastronomia e Nutrição

Prepare com segurança sua ceia de Natal

Neste período do ano em que todos estão correndo para finalizar suas metas, planejando as férias e comprando presentes, não se pode esquecer da importância de planejar com antecedência a ceia de Natal.
Por
Betina Bender
Gerente da Qualidade Prato Feito Alimentação e Serviços Ltda
Prepare com segurança sua ceia de Natal

Neste período do ano em que todos estão correndo para finalizar suas metas, planejando as férias e comprando presentes, não se pode esquecer da importância de planejar com antecedência a ceia de Natal.

Conforme o relatório de Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil, da Secretaria de Vigilância em Saúde de 2019, verifica-se que no Brasil, de 2009 a 2018, 37,2% dos surtos notificados com identificação dos locais da ocorrência (6809 surtos), foram em residências, bem como dos surtos com identificação dos alimentos incriminados, 27,2% foram de alimentos mistos.

Importante planejar com antecedência o cardápio que será preparado para comemorar o Natal, para facilitar a compra dos alimentos necessários, as quantidades conforme a necessidade da família, além de que não se pode esquecer de deixar espaço na geladeira e freezer para o correto armazenamento dos produtos perecíveis.

Na compra dos ingredientes para a ceia, observar:

  • produtos perecíveis como as carnes e laticínios é necessário observar no rótulo a validade, a forma de armazenamento: se refrigerado ou congelado, como realizar o descongelamento e as orientações para preparação.
  • preferir as frutas e legumes da época e realizar a comprar o quanto mais perto do dia do consumo, para que estejam frescos.

No pré-preparo dos alimentos:

  • realizar o descongelamento dos produtos congelados conforme descrito na rotulagem ou em refrigeração. É arriscado descongelar alimentos em temperatura ambiente ou com auxílio de água, porque eleva a contaminação dos alimentos.
  • os hortifrutis que serão consumidos crus devem ser lavados cuidadosamente, individualmente ou folha a folha e imergir em solução clorada (saneante para alimentos ou água sanitária 1 colher de sopa por litro de água) por 15 minutos, após enxaguar em água corrente.
  • alimentos perecíveis que precisam ser temperados com antecedência, após o tempero devem ser armazenados em refrigeração.
  • maioneses devem ser preparadas com ovos cozidos ou maionese industrializada.

O início do preparo da ceia define-se pelo tempo de preparação até o horário do consumo para que os alimentos não fiquem muito tempo expostos em temperatura ambiente. As saladas e preparações com maionese podem ser preparadas com antecedência e armazenadas em refrigeração.

Se ocorrerem sobras, armazená-las imediatamente em recipientes com tampa em refrigeração e aquecê-las adequadamente antes do consumo.

Com alguns cuidados básicos no preparo da ceia de Natal pode-se consumir os alimentos com segurança para que este momento de confraternização seja lembrado com alegria e emoção.

Leia Mais