A Certifee Contato

Certifee News

25/03/2020 | Gastronomia e Nutrição

Higienização de embalagens e alimentos em tempos de pandemia

Qual a melhor forma de higienizar alimentos e embalagens ao chegar em casa?
Por
Lígia Tereza de Moraes Uehbe
Consultora na Certifee
Higienização de embalagens e alimentos em tempos de pandemia

Perante a atual situação que estamos vivendo muitos se perguntam qual a melhor forma de higienizar alimentos e embalagens que chegam da feira ou do mercado, porém, em primeiro lugar, precisamos destacar que as práticas de higiene devem estar presentes sempre e não somente neste momento, uma vez que existem outras inúmeras doenças possivelmente associadas à falta de higienização.

 

Para embalagens o processo deve ser realizado em duas etapas, sendo:

  1. Limpeza para a remoção de sujidades visíveis;
  2. Desinfeção para a retirada de microrganismos, como o Coronavírus.

Assim, ao chegar do mercado você deve separar todas as embalagens e lavá-las com água corrente e sabão/ detergente. Você pode utilizar uma esponja ou escova para a lavagem e, neste caso, é importante que você determine e separe um utensílio específico somente para este fim.

Após a lavagem, utilizar um papel toalha com álcool em gel 70% para realizar a desinfecção.

Para guardar estes alimentos, o local deve ser estar adequadamente limpo e ser arejado, observando as instruções de armazenamento descritas no rótulo do produto.

Antes de utilizar você deve realizar uma nova higienização, utilizando papel tolha e álcool em gel, principalmente para enlatados.

 

Tão importante quanto, ao voltar da feira ou do mercado você deve higienizar hortaliças, vegetais folhosos e frutas da seguinte forma: após lavagem em água corrente, utilizar para desinfecção 1 colher de sopa de água sanitária para cada 2 litros de água. Manter os alimentos nesta solução em pote fechado (pois o cloro pode evaporar rapidamente) e após 15 minutos enxaguar em água corrente.

Guarde estes alimentos em saquinhos específicos para alimentos.

E, durante este período de maior cuidado, evite deixar frutas expostas no ambiente.

 

Finalmente, caso receba seu alimento através de serviço de entrega, logo ao receber retire e descarte a primeira embalagem (sacola plástica ou saco de papel). Imediatamente lave suas mãos com água corrente e sabão. Se necessário (conforme o tipo de embalagem) higienize com álcool em gel antes de abrir e lave suas mãos novamente antes de consumir o alimento.

Leia Mais