A Certifee Contato

Certifee News

11/05/2017 | Gestão de Pessoas

Ferramentas Estratégicas de Gestão para Liderança

Quando a empresa não tem suas estratégias definidas é mais desafiador gerenciar o negócio
Por
Ângela Maria Reginaldo Brun
Administradora e Consultora Organizacional
Ferramentas Estratégicas de Gestão para  Liderança

Neste cenário contemporâneo estão ocorrendo mudanças rápidas e há uma grande competitividade, devido a isso os gestores estão à procura de inovações nos processos da empresa, tornando-se indispensável pensar no futuro da organização, através do desenvolvimento de estratégias de gestão.

Este contexto cada vez mais competitivo e globalizado, leva as organizações a cada vez mais personalizar suas informações e conhecimentos, auxiliando na gestão do negócio. Diante disto, é necessário que as estratégias de negócio e tecnológicas estejam coerentes, integradas e alinhadas entre si. Quando a empresa não tem suas estratégias definidas é mais desafiador gerenciar o negócio, bem como alcançar objetivos e metas elaboradas na estrutura de gestão, deve-se utilizar ferramentas para em um âmbito maior cumprir a missão da organização mantendo o foco na visão estratégica definida, de forma eficiente e eficaz.

Contudo a organização deve dar importância ao planejamento, ás pessoas e aos processos. Planejar é elaborar como e aonde queremos chegar, engloba todas as áreas da organização, desde os colaboradores até a Direção. O processo de planejar é denominado a partir de um conjunto de tarefas desenvolvidas, que foram pensadas, elaboradas e executadas por um grupo de pessoas competentes e motivadas que sejam capazes de capacitar e liderar para desenvolver o que foi estruturado.

Liderança foca-se em ajudar as pessoas a entender qual o rumo a equipe está se direcionando e por que tal destino foi traçado;

(...)Na Abordagem Clássica da Administração, a função do líder era estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais. A atenção principal do líder focava-se na necessidade da organização e não nas necessidades do indivíduo (STONER & FREEMAN, 1995).

Já a gestão presta suporte às pessoas a entender como ajustar os rumos para chegar até o destino definido.O fato comum é quando o gestor é eficiente, este é muito apreciado; Em muitas organizações, quando um indivíduo contribui com excelência, ele ou ela são promovidos para uma posição de gestão.

Atualmente muitas ferramentas de gestão estão disponíveis para aplicação nas organizações, basta a empresa se organizar e conhecer sua necessidade para decidir na escolha daquela ferramenta que seja mais apropriada de forma a maximizar a sua performance.

A estratégia competitiva além de elaborar a estratégia de competição também cria as vantagens competitivas. Já a estratégia funcional, define as atividades e planos principais para execução operacional das estratégias corporativas e competitivas. De acordo com Lobato, Filho, Torrez e Rodrigues (2009) estratégia funcional corresponde à forma de atuação de uma área funcional da empresa, normalmente, relacionada ao nível tático da organização.

A estratégia funcional colabora com os objetivos estratégicos e competitivos da empresa, ou seja, ela reforça a estratégia competitiva e determina as atividades que geram condições da organização adquirir os benefícios de sua posição competitiva. Conforme Neumann (2013) a estratégia funcional é de curto prazo, onde todas as funções, finanças, produção, desenvolvimento e outros definirão seu papel em termos de contribuição para os objetivos estratégicos e competitivos do negócio.

A conclusão é não existe estratégias sem lideranças e se alguém é excelente numa área operacional é capacitado naturalmente para gerir outros indivíduos da sua mesma área. A função gerencial não se assemelha com nenhuma outra atividade ou profissão; tornando-se difícil caracterizá-lo, sem gerar controvérsias sobre sua natureza, tornando os líderes imprescindíveis para facilitar oalcance do sucesso neste ambiente corporativo onde várias gerações conflitam em ideias, pensamentos, atitudes e momentos de criatividade e inovação.

Leia Mais