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16/07/2020 | Indústria de Alimentos, Serviços de Alimentação

Controle de Qualidade X Garantia da Qualidade

É comum confundirmos esses termos... Profissionais e estudantes da área de alimentos precisam entender a importância da qualidade e como funciona cada um desses termos para a gestão da qualidade total.
Por
Gabriela Corraini Zini
Engenheira de Alimentos
Controle de Qualidade X Garantia da Qualidade

A qualidade é um elemento fundamental para todas as instituições diante da busca pela excelência em suas atividades, serviços fornecidos e produtos fabricados. É necessário sempre atender às exigências definidas pelos requisitos regulatórios, normativos, estatutários e também satisfazer o(s) cliente(s). Todo trabalho efetuado em busca da qualidade contribui para a maior eficiência e aumento de lucros da organização.

A semelhança entre as atividades do Controle de Qualidade e da Garantia da Qualidade se concentra em atuar na Gestão da Qualidade, e elas possuem os mesmos propósitos, isto é, fazer cumprir os requisitos e as atividades rotineiras específicas.

E a diferença? A palavra controle significa fiscalizar e controlar todo o produto para atingir a qualidade desejada pela organização. Portanto, quem controla a qualidade é o responsável pelo processo da produção da empresa. O objetivo de controlar o processo é pelo fato da possibilidade de resultados com produtos não conformes (ou defeituosos). A % e os tipos de defeitos (ou de não conformidades) podem variar ao longo do tempo. Para isto, existem diversas ferramentas da qualidade com o objetivo de conscientizar os colaboradores envolvidos no processo e combater os desperdícios, as falhas e as incertezas da organização.

A palavra garantia significa segurança, verificação (auditorias) e precaução de toda operação e processos envolvidos na organização. Assim, quem garante a qualidade é o responsável pelo controle do gerenciamento (departamento da qualidade), e o objetivo é promover segurança de que todas as etapas do processo tenham resultados satisfatórios. Logo, a garantia complementa e auxilia o controle de qualidade como um todo.

Assim sendo, o controle de qualidade está relacionado com as análises e a fiscalização do processo, utilizando as ferramentas corretivas e a garantia da qualidade é responsável por verificar os princípios da organização e todo o procedimento total da qualidade, aplicando as ferramentas de gestão.

Ainda, ambas sempre trabalham juntas para resultar numa gestão da qualidade total da instituição.

 

Referências:

BARANCHO, M. F. Gestão da Qualidade Total. São Paulo, 2009. 202p.

CAMARGO, W. Controle de Qualidade Total. Paraná: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, 2011, 150p.

SILVA, M. S. Gestão da Qualidade. Goiás: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012, 90p.

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