A Certifee Contato

Certifee News

06/03/2018 | Tecnologia de Alimentos

Armazenamento de grãos

Armazenamento é um processo de guardar os grãos e conservar, diminuindo ao máximo as perdas, tendo como objetivo manter o produto em boas condições físicas e fisiológicas até o seu consumo final. Também é uma etapa importante na cadeia industrial de grande reflexo no custo e na qualidade do produto.
Por
Greice Neitzel
Treinee de Engenharia Agrícola
Armazenamento de grãos

Armazenamento é um processo de guardar os grãos e conservar, diminuindo ao máximo as perdas, tendo como objetivo manter o produto em boas condições físicas e fisiológicas até o seu consumo final.  Também é uma etapa importante na cadeia industrial de grande reflexo no custo e na qualidade do produto.

A contribuição da armazenagem é de extrema relevância no processo comercial, já que nossa produção de grãos é sazonal, garantindo a disponibilidade de grãos o ano todo. De certa forma, também é uma estratégia para a diferenciação de produtos, em um mercado globalizado e competitivo, é necessário agregar valor, reduzir perdas e ter um produto de qualidade para oferecer as indústrias.

 As formas de armazenagem podem ser a granel e convencional. A granel os grãos são armazenados sem embalagem em silos de concreto, metal ou de alvenaria. O convencional os grãos são embalados em sacos depositados em galpões e armazéns. Independente da forma de armazenamento, o ambiente precisa ser controlado, caso contrário haverá perdas. Os grãos passam por variações de temperatura e umidade, ficando suscetíveis a ataque de insetos, roedores e fungos, causando deterioração, perda nutricional e produção de micotoxinas.

É necessária a utilização de sistemas de conservação para verificar umidade, temperatura, manejo integrado de pragas e uma correta orientação das operações, esses métodos irão nos ajudar na preservação da qualidade evitando perdas desnecessárias. Importante dizer que a armazenagem não melhora a qualidade, no máximo consegue manter a qualidade dos grãos.

Leia Mais

07/07/2020

Auditoria Ambiental Compulsória

E as mudanças com o Novo Código Ambiental do RS, Lei nº 15434 de 09/01/2020
Por
Roberta Cristina Kaufmann
Engenheira Ambiental com pós em Segurança do Trabalho, Mestre em Sistemas e Processos Industriais