A Certifee Contato

Certifee News

18/03/2020 | Gestão de Pessoas

Aqui vão 5 orientações importantes quanto aos cuidados com a Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)

Em meio a tantas informações, o que devemos fazer para nos proteger?
Por
Dr. Renato Kalil Ferreira Uehbe
Médico - Medicina do Estilo de Vida
Aqui vão 5 orientações importantes quanto aos cuidados com a Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)

1 – Calma e responsabilidade digital: Não vai ajudar você entrar em pânico, o caos será muito pior do que o momento atual. Tenha calma e cuidado com informações de fontes não confiáveis. Numa situação como a que estamos vivendo o conhecimento mais amplo do problema é algo fundamental, ainda não temos respostas para todas as perguntas, porém já há muita informação útil e comprovada, dissemine apenas elas.

2 – Cuidados com a higiene pessoal: Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos esfregando o dorso da mão, unhas, palma e entre os dedos já é um ótimo começo. Faça isso várias vezes ao dia e use álcool em gel se necessário. Baixe a tampa da privada durante a descarga. Não toque o rosto ou coloque as mãos na boca. Evite contato como beijos, abraços e apertos de mão. Limpe todos os dias seu celular e não use celular no banheiro ou em sua cama.

3 – Quando procurar atendimento médico? 

- Se você está sem sintomas ou tem sintomas leves como espirros, coriza ou dor de cabeça, fique em casa. Hidrata-se e use Dipirona ou Paracetamol.

- Qualquer idade: se você tem febre (consideramos quando acima de 37,8º), tosse seca e algum desconforto respiratório, procure atendimento médico. 

- Grupo de risco: caracteriza o grupo de risco pessoas com idade acima de 60 anos, com doenças crônicas como hipertensão, diabetes, asma e doença cardiovascular, tabagista, em tratamento para o câncer. Se você está no grupo de risco e apresenta sintomas, procure um médico.

4 – Isolamento social: É importante reduzirmos a propagação da infecção, do contágio do vírus. É preciso respeitar as regras de isolamento. Isso não é uma gripe comum, portanto respeite sua família e toda a sociedade!

5 – Aproveite suas auto reflexões agora e mude seu estilo de vida. Procure conhecer melhor a si mesmo e sua saúde. Otimizar seu sono, gerenciar melhor seu estresse e ansiedade, cuidar dos seus relacionamentos, evitar álcool e cigarro, ter uma alimentação saudável e ter uma vida ativa fisicamente, fará com que você reduza muito as suas chances de ter doenças crônicas. Assim você não estará no grupo de risco numa eventual próxima epidemia, e viverá mais e com mais saúde. 

Leia Mais