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05/04/2020 | Indústria de Alimentos, Serviços de Alimentação

A pandemia nos obriga a mudar nossas rotinas

Será que o contexto do seu negócio não sofreu alterações? E as partes interessadas, continuam as mesmas e com os mesmos interesses? As entradas e saídas dos sistemas são os mesmos?
Por
Roberta Cristina Kaufmann
Engenheira Ambiental com pós em Segurança do Trabalho, Mestre em Sistemas e Processos Industriais
A pandemia nos obriga a mudar nossas rotinas

Mudanças na rotina das pessoas e das empresas já são vistas em todo mundo e por todo o Brasil em função da pandemia do novo Coronavírus. Alterando, inclusive, o contexto de empreendimentos, serviços e organizações em geral.

Só o fato de existirem grandes alterações nos cenários mundial e local, já há diversos impactos para as organizações, obrigando-as a fazer uma análise crítica e revisar todo sistema de gestão, principalmente daqueles empreendimentos que buscam ou já possuem sistemas de gestão consolidados e certificados.

Será que o contexto do seu negócio não sofreu alterações? E as partes interessadas, continuam as mesmas e com os mesmos interesses? As entradas e saídas dos sistemas são os mesmos?

Não, não são “apenas alguns novos” requisitos legais que precisam ser verificados e avaliados quanto à aplicabilidade no empreendimento. Todo o sistema deve ser analisado criticamente.

São Medidas Provisórias como a Nº 927 /2020 que impõe regras e até flexibiliza algumas ações de saúde e segurança ocupacional, a Nº 936/2020 que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública. Os decretos de Calamidade Pública, as Instruções Normativas dos órgãos licenciadores como a Nº 001/2020 da FEPAM. Da ANVISA. E as recomendações e orientações gerais do Ministério do Trabalho.

Todos esses requisitos, além de muitos outros Estaduais e Municipais, trazem muitas informações, inclusive algumas repetidas e contraditórias. Mas todos trazem responsabilidades para os empregadores, responsáveis técnicos e empregados. Que por sua vez, devem estar cientes e conscientes das ações que devem ser tomadas para o enfrentamento do vírus, o que inclui a revisão e mudanças nos controles dos processos e a atualização de diversos documentos legais como o PPRA e PCMSO. Assim como também de outros documentos e registros que devem fazer parte de um sistema de gestão sério, seja ele certificado ou não.

Quais e como estes documentos legais e do sistema de gestão ligados aos temas meio ambiente, saúde e segurança deverão ser atualizados será o assunto do mini curso com instrutoria on-line: “COVID – 19 e COMO AS MUDANÇAS NO CENÁRIO E NA LEGISLAÇÃO AFETAM A REVISÃO DOS DOCUMENTOS E DOS CONTROLES OPERACIONAIS DOS SISTEMAS DE GESTÃO”.

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