A Certifee Contato

Certifee News

16/05/2019 | Tecnologia de Alimentos

A Qualidade como setor gerador de crescimento para a cadeia produtiva de alimentos

Ser um profissional da área da Qualidade envolve necessidades que vão além da formação técnico-científica. Saímos das universidades e buscamos qualificações e treinamentos, porém a vida prática requer muito mais do que ciência e conceitos.
Por
Sarah de Oliveira
Medica Veterinária e Mestre em Ciência dos Alimentos
A Qualidade como setor gerador de crescimento para a cadeia produtiva de alimentos

Como profissionais da Qualidade, todos os dias precisamos de versatilidade e empenho para “vender” a importância da Gestão da Qualidade dentro da própria organização que nos contrata.

De modo geral, Programas de Qualidade são vistos apenas como obrigação legal ou são implementados para prospectar e manter determinados clientes. Na percepção de muitos empresários, e até mesmo de alguns técnicos, a Qualidade é sinônimo de “mal necessário”. Por esse motivo, o profissional da Qualidade precisa estar atento e transformar o “mal necessário” em “bem fundamental”.

Retrabalho, refugo, desperdício, falhas de produção e reclamação de clientes são condições comuns que são reduzidas ou eliminadas pela implementação e gestão de robustos Programas de Qualidade. Esses Programas garantem produtos seguros, padronizados e de excelência, mantém clientes satisfeitos, aumentam a competitividade no mercado e possibilitam a expansão dos negócios pela confiança na marca. 

Os Programas de Pré-Requisitos (PPR´s), previstos em diferentes leis e normas, uma vez implementados com responsabilidade, são o fundamento para a obtenção de processos eficientes e, consequentemente, para a garantia de alimentos seguros. Nessa perspectiva fica claro que Qualidade se traduz também como saúde financeira para a organização.

O APPCC como Programa de Qualidade, por exemplo, é uma metodologia dinâmica e efetiva, permite atuação preventiva por ser capaz de eliminar falhas no processo e evitar que problemas se estendam além da organização, porém é diretamente dependente do quão efetiva se fez a implementação dos Programas de Pré-requisitos.

Entender que ações precisas e específicas estabelecidas para controlar pontos críticos (PCC´s) são fundamentais para o sucesso do negócio é uma das formas de “vender” e descomplicar a ideia que se tem sobre o APPCC, que deve ser encarado como fonte de dados para análises e tomadas de decisões estratégicas das organizações. Os monitoramentos previstos no Plano permitem feedback imediato e, por conseguinte, aumentam a eficiência na tomada de decisões, impedindo o agravamento de desvios e suas consequências.

O mercado necessita de profissionais capacitados, com visão holística sobre os negócios, capazes de conectar as partes e entregar soluções determinantes para a organização como um todo.

Esteja alerta. Capacite-se. Enxergue mais. Vá além. Revise seus conceitos e a partir daí o processo se tornará descomplicado e agregar as partes ficará fácil e divertido!

Leia Mais