A Certifee Contato

Certifee News

06/02/2020 | Indústria de Alimentos

A Higienização na Indústria de Alimentos X Contaminações

Seu processo de higienização está validado? Você está utilizando os melhores produtos e as melhores práticas?
Por
Leandro José Novello
Tecnólogo em Alimentos
A Higienização na Indústria de Alimentos X Contaminações

A Higienização Industrial desempenha um papel fundamental na qualidade dos alimentos. Ela é a oportunidade que temos de eliminar da fábrica os resíduos gerados durante o processo produtivo, os quais, naturalmente, se tornarão contaminantes dos alimentos produzidos na etapa seguinte.

As contaminações podem ser de natureza Química, Física ou Microbiológica e podem causar desde um simples desconforto visual, até reações alérgicas severas ou toxinfecções letais para quem consumir um produto contaminado.

Iniciar uma nova produção com a fábrica totalmente limpa e higienizada é o primeiro passo para que tenhamos alimentos mais saudáveis e com um shelf life mais durável, pois eles serão produzidos com índices menores de contaminações, devendo ficar dentro dos limites aceitáveis, preconizados pela legislação vigente.

Para isso, é importante que as indústrias alimentícias mantenham implantados programas de Higienização Industrial que assegurem a execução e a qualidade dos procedimentos de limpeza, com verificações diárias e ações corretivas que permitam a eliminação dos desvios.

Outro fator indispensável para uma boa Higienização Industrial é a qualificação da equipe que a executa. Manter a equipe sempre treinada, participando de palestras, seminários e workshops é certamente uma boa iniciativa para que se obtenha resultados de higienização mais satisfatórios.

 

Quer receber dicas de um especialista em higienização? Então vem pro IV Workshop Certifee.

Inscrições pelo link: https://academia.certifee.com.br/cursos/iv-workshop-certifee-a-seguranca-dos-alimentos-conectando-pessoas-e-empresas-parte-2.

Leia Mais